Skip to content

Você sabe o que é energia solar e para que ela serve?

Você sabia que a luz do sol é utilizada na geração de energia, e ainda mais, você pode gerar através dessa fonte de energia? Preparamos um artigo completo para ajudar você no entendimento desse conceito.

A geração de energia através luz solar ocorre pela conversão da luz direta em energia elétrica pelo efeito fotovoltaico. Existem dois tipos de sistemas geradores de energia solar: on- grid e off-grid. O sistema on- grid é conectado à concessionária de energia, por sua vez, o sistema off-grid é alimentado por bateria.

Ao dimensionar o sistema que atenda o consumidor é necessário a conta de energia com o histórico mensal dos últimos 12 meses. É levado em consideração a temperatura média da cidade, irradiação solar na cidade e a latitude do local. Além, das perdas por intempéries, ou seja, a perda da eficiência do sistema por fatores climáticos, como a chuva.

A energia solar uma fonte de energia limpa e renovável

As fontes de energia renováveis são formas de gerar energia elétrica a partir de fontes que se renovam naturalmente, ou seja, não são limitadas no meio ambiente. A fonte geradora da energia solar é a luz solar. O principal benefício da energia solar para o meio ambiente é a diminuição da emissão de CO2. O dióxido de carbono (CO2) é um gás encontrado naturalmente na natureza, através da respiração dos animais e queima de matéria orgânica. Também conhecido como gás carbônico é o principal responsável por mudanças no efeito estufa e aquecimento global. O gás carbônico é emitido na atmosfera através de usinas que possuem como fonte geradora substâncias de origem mineral, como as termoelétricas que geram energia elétrica através da queima de carvão mineral. No Brasil, ao instalar um gerador fotovoltaico, o consumidor estará gerando sua própria energia com uma fonte renovável, e consequentemente, contribuição com a preservação ambiental.

Rápido retorno do investimento

O “payback” ou retorno de investimento é uma técnica muito utilizada para calcular o prazo de recuperação do capital investido. Atualmente, com as várias formas de pagamento, entre elas o financiamento e parcelamento, os consumidores têm optado por trocar a conta de energia pela parcela do seu gerador fotovoltaico. Isto pois após aproximadamente 4 anos, já terá pago seu equipamento e passará a pagar somente a taxa mínima cobrada pela concessionária de energia. Portanto, o retorno para este investimento é de aproximadamente 4 anos.

Viu como é interessante aprender mais sobre energia solar? Caso queria pedir um orçamento ou conhecer nossa empresa, acesse nosso site, clicando aqui.

Esse artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Back To Top
Buscar